Diretrizes e Normas para publicação dos trabalhos

 

Diretrizes e Normas para publicação dos trabalhos

 

A revista eletrônica do GEPPELE segue as diretrizes da CAPES que, em sua avaliação QUALIS.
 
Idiomas: Os trabalhos poderão ser escritos em português ou espanhol.
 
Revisão: A correção gramatical e ortográfica será de responsabilidade de cada autor.
 
Gêneros aceitos na Revista:
 
a) artigo científico
b) relato de experiência
c) resenha
 
 
Normas para publicação de trabalhos
 
O trabalho completo deve ser apresentado, considerando os seguintes itens:
 
  1. Características gerais de formatação: página A-4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado, em documento do Word, parágrafos com recuo de 1,5 cm.
  2. Os artigos e relatos de experiência poderão ter entre 10 e 20 páginas. A resenha, texto com o mínimo de 03 e o máximo de 05 páginas.
  3. O Resumo deverá conter de 150 a 300 palavras e apresentar os seguintes itens: breve contextualização, tema e/ou o(s) objetivo(s) do artigo, orientação teórica, metodologia e as conclusões mais relevantes.
  4. Título centralizado, no topo da página, tamanho 14, caixa alta e negrito.
  5. Nome(s) do(s) autor(es), a dois espaços simples abaixo do título, alinhado à direita, tamanho 11, indicado(s) por asterisco, em nota de rodapé, a instituição de filiação, cargo na instituição, última titulação, área em que o título foi obtido, endereço de e-mail;
  6. Apresentar a expressão Palavras-chave, em negrito, tamanho 12, abaixo da última linha do Resumo, seguida de dois pontos e de três a cinco palavras, separadas entre si por ponto.
  7. Corpo do trabalho, contendo divisões internas numeradas a partir de 1 (ex. 1 Introdução), grafadas na mesma fonte e corpo do texto, com exceção para as resenhas. Artigos devem conter, preferencialmente, as seguintes divisões: introdução, referencial teórico, metodologia, resultados, considerações finais.
  8. As citações, no corpo do trabalho, devem constar do nome do autor com letras maiúscula e minúscula (caixa alta e baixa), seguido da data de publicação, entre aspas duplas, da seguinte forma: a) para fazer referências às idéias do autor: conforme Moscovici (1999, p. 15); b) para referências após a citação: (MOSCOVICI, 1999, p. 15); c) para parafrasear as idéias do autor: (cf. MOSCOVICI, 1999).
  9. As citações longas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda. Elas devem ser formatadas com fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e sem aspas, conforme exemplo: (MOSCOVICI, 1999, p. 15).
  10.  As notas explicativas (se necessário) inseridas ao final de cada página, numeradas a partir de 1.
11.  As Resenhas de, no máximo 05 páginas, contendo o registro e a crítica de obras, livros, teses, monografias, etc.,  digitada em formato Word, espaço 1,5, fonte 12, tipo de letra Times New Roman, devem apresentar na primeira página do texto: (i) o título (em português ou espanhol); (ii) a referência completa do livro a ser resenhado.
  1. Alunos de graduação deverão apresentar seus trabalhos em coautoria com um professor orientador.
13.  As referências bibliográficas devem conter apenas as obras citadas no texto e iniciar, em ordem alfabética:
Alguns exemplos de Referências:
 
Livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome abreviado. Título do livro (em negrito): (subtítulo, se houver). Edição. Local de publicação: Editora, Data.
Exemplo: STUBBS, M. Discourse analysis: the sociolinguistic analysis of natural language. Chicago: The University of Chicago Press; Oxford: Basil Blackwell Publisher, 1983.
 
Capítulo de livro: SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Nome abreviado. Título do capítulo: (subtítulo, se houver). In: SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO, Nome abreviado. Título do livro (em negrito): (subtítulo,se houver). Local de publicação: Editora, Data, páginas inicial e final do capítulo. Exemplo: PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Ed. da Unicamp, 1990. p. 61-161.
 
Artigo de periódico: SOBRENOME DO AUTOR, Nome abreviado. Título do artigo:
(subtítulo, se houver). Nome do periódico (em negrito), local de publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano da publicação. FURLANETTO, M. M. Os caminhos de “onde” no português do Brasil: instrumentos linguísticos e deriva. Linguagem em (Dis)curso, v. 4, n. 2, p. 249-279, jan./ jun. 2004.
 
Trabalho Acadêmico: SOBRENOME DO AUTOR, Nome abreviado. Título (em negrito): (subtítulo, se houver). Local e ano da defesa ou da apresentação. Número de folhas ou volumes. Categoria (Tese, Dissertação ou Monografia) (Grau Acadêmico, entre parênteses) – Vínculo Acadêmico/Instituição de Ensino.
Exemplo: CARRARA, A. A. Agricultores e pecuária na capitania de Minas Gerais (1674- 1807). Rio de Janeiro, 1997. 230f. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
 
Observação: Para as demais normas não esclarecidas aqui, seguir a normalização atualizada da ABNT.
 
Os interessados em publicar artigos na Revista Eletrônica do GEPPELE devem enviar os trabalhos para o e-mail: revistageppele@gmail.com em dois arquivos. No 1° arquivo, deve constar o texto completo com a devida autoria (máximo de dois autores), filiação acadêmica e e-mail. No 2° arquivo deve constar o texto sem informação que identifique a autoria, para fins de avaliação pelo Conselho editorial da Revista.
 
A escolha dos textos a serem publicados é de responsabilidade do Conselho Editorial, nomeado no expediente da Revista, não cabendo recursos às suas decisões, conforme o descrito abaixo:
 
Processo de avaliação dos trabalhos, pelo conselho editorial da revista eletrônica do GEPPELE
 

O processo de avaliação utilizado pela revista eletrônica do GEPPELE é o double-blind review. Os artigos enviados sem identificação são salvos numa pasta numerada e uma cópia anônima é enviada aos avaliadores, juntamente com a Ficha de Avaliação. 

Caso sejam aprovados na pré-avaliação, os artigos são encaminhados para dois avaliadores (ver relação de avaliadores no item “Conselho Editorial”) sem a identificação dos autores e instituições (blind review). Em caso de pareceres opostos, o artigo é enviado a um terceiro avaliador. Os nomes dos autores somente serão revelados quando o artigo for publicado.