O GEPPELE é um grupo de estudo e pesquisa ligado ao CNPQ e também um Programa de Extensão que busca atender professores de espanhol em formação inicial, alunos do curso de Licenciatura em Letras/ Espanhol da Universidade Federal do Ceará, alcançando, ainda, através de seu Fórum de discussão on line e outras ações, os demais alunos de graduação em Letras do Estado do Nordeste e do Brasil; os professores de espanhol do ensino básico (fundamental e médio), preferentemente os da rede pública, bem como os recém-formados; além dos professores de universidades e faculdades da área e pós-graduandos ligados à pesquisa na área de linguística e linguística aplicada.
 
Tendo em vista esses objetivos tem desenvolvido várias atividades aglutinadoras de seu público-alvo, a seguir descritas:
 
  1. Fórum Permanete de Discussão - O GEPPELE, entre suas ações, promove um grupo de estudo e pesquisa ligado ao CNPQ (acesse nossa página na Paltaforma Lattes: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/) e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC. As discussões dos textos e autores são realizadas com o apoio do Instituto UFC Virtual, através da Plataforma SOLAR (Sistema On-line de Aprendizagem). Os textos de variados autores nacionais e internacionais, de reconhecida relevância no meio científico, são estudados e debatidos, por um período de, no mínimo, 10 dias cada um. A mediação da discussão é feita por um professor. Atualmente o GEPPELE conta com a participação valiosa de professores de diversas IES do Nordeste. São professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, da Universidade Estadual do Piauí, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, da Universidade Estadual do Ceará e, claro, da Universidade Federal do Ceará. De tal forma que, a consecução de seu principal objetivo (congregar em um só espaço alunos de diversos níveis, professores em atuação e pesquisadores) está sendo alcançada com bastante êxito.
  2. Ciclo de Palestras – Mensalmente, estão sendo proferidas palestras aos participantes do GEPPELE, por professores e pesquisadores sobre os diversos pontos de estudo do grupo, notadamente aqueles voltados para a formação plural do professor de espanhol. Nessa atividade termos contado com professores das IES já citadas, além de professores de universidades de outras regiões do país através de webconferência.
  3. Realização de Eventos e Cursos de Extensão: O Programa de Extensão GEPPELE também tem oferecido ao seu público-alvo, cursos, eventos e oficinas, como a oficina de elaboração de materiais didático-pedagógicos para o ensino do espanhol como língua estrangeira, realizado no ano passado; bem como o I Colóquio do GEPPELE.
Todas essas atividades têm gerado uma produção científica sobre as leituras e publicações realizadas pelos participantes do grupo. No ano de 2011, com a realização do I Colóquio do grupo, publicamos os textos produzidos no encontro.
 

Esse ano, dada a necessidade de abrir mais um espaço para a discussão e divulgação das pesquisas da área de espanhol, apresentamos o presente projeto para a criação e lançamento da Revista Eletrônica do GEPPELE.

História do projeto

Nessa seção você pode descrever a história do seu projeto e as razões que levaram à sua criação. É conveniente mencionar os marcos e as pessoas importantes que dele participam.